sábado, 4 de agosto de 2018

Batata doce: ajuda a emagrecer e proporciona saciedade


A batata-doce surge cada vez mais como um alimento chave para a manutenção de um organismo saudável. Além de ser barata e de estar disponível em todas as épocas do ano no Brasil, ela pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Estudos apontam que dependendo de sua dieta e estilo de vida, a batata-doce emagrece, auxilia no controle da glicemia e mantém o colesterol ruim baixo.

Os benefícios da batata doce estão comprovados pela ciência, incluindo seu potencial de emagrecimento. Claro que nenhum alimento por si só é capaz de fazer uma pessoa perder peso. Isso vai depender de muitos fatores, incluindo a forma como você se alimenta, a maneira como você vive e de que modo cuida de sua saúde.

Fato é que, a batata-doce realiza diversas ações no organismo. Muitas delas em conjunto são capazes de fazer uma pessoa perder peso. Por ser rica em fibras, ela é considerada um alimento com médio índice glicêmico, ou seja, aumenta gradualmente a glicemia. Dessa forma os carboidratos são digeridos mais lentamente, fornecendo energia ao organismo de forma gradual não elevando os níveis de insulina e assim podem auxiliar na perda de peso, pois os picos de insulina no sangue estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

O fato de ser uma fonte gradual de energia faz com que a batata doce seja um alimento essencial para quem pratica atividade física. Isso porque ela possibilita que esses indivíduos tenham energia para disponibilizar para os músculos durante a atividade física, não levando-os à hipoglicemia de rebote, queda brusca dos níveis de glicose quando consumimos alimentos com alto índice glicêmico no pré treino - levando a tontura, náuseas e até mesmo desmaios durante a prática de atividade física. Além disso a batata doce pode ser consumida com a intenção de ressíntese de glicogênio muscular - estoque de glicose dos músculos.
Benefícios da batata doce para pacientes diabéticos

Seu consumo é indicado a pacientes diabéticos, uma vez que possui alto teor de amido resistente - fibra digerida lentamente. A batata doce em si, não previne ou cura a doença mas pode ajudar a diminuir os riscos de picos de glicose sanguínea. Esses picos de insulina são um dos responsáveis justamente por armazenar gordura no corpo. Como esse alimento tem boa quantidade de fibras e hidratos de carbono complexo, ele reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos.Esse mecanismo é de extrema importância ao organismo uma vez que poupamos mais o pâncreas, produzindo quantidades baixas de insulina, hormônio que capta a glicose para combustível celular, podendo assim diminuir o risco de diabetes.

Por fim, a batata-doce fornece boa quantidade de energia para o corpo. E sabe o que é melhor? Ela faz isso lentamente. Por isso consumir esse alimento antes da prática de exercícios mantém você se exercitando por mais tempo e aumenta a troca de massa gorda por massa magra. Dessa forma, portanto, entende-se que, sim, a batata-doce emagrece.

Recomenda-se o consumo desse tubérculo cozido ou assado em forma de purês, sopas, picadinhos. Se ainda quiser aumentar a propriedade funcional deste tubérculo ele pode ser consumido com especiarias como canela, curry, açafrão, alecrim, tomilho, dentre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário