segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Conhecendo a DIETA LOW CARB


Hoje eu vou falar dessa nova forma de alimentação , tão falada,
a chamada "DIETA LOW CARB", que como o próprio nome já diz: 

LOW CARB = BAIXO CARBOIDRATO.

A dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia. É importante ressaltar que a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, porém ele não será saudável e pode ter uma série de consequências graves para a saúde. Os carboidratos incluem alimentos como arroz, macarrão, pão e batata.

Resumindo, a dieta LOW CARB defende a redução drástica no consumo de carboidratos, uma vez que esses alimentos são ricos em açúcares de rápida absorção pelo corpo.

Segundo os que defendem a dieta, após alguns dias de armazenamento de gordura, o corpo carente de carboidratos passa a fazer o inverso, queimando as gorduras armazenadas no corpo para obter energia para as atividades cotidianas.
Mas ATENÇÃO !!!

Entendam que, sem a glicose obtida dos carboidratos, o corpo primeiro busca a glicose do fígado e dos músculos e só depois a gordura do corpo – o que resulta em uma grande perda de massa muscular e isso pode levar a danos graves para a saúde e além desses danos, após a finalização da dieta pode ocorrer o “efeito sanfona”, ou seja, como acontece na maioria das dietas, quando encerra-se a restrição e retoma-se o consumo de carboidratos, rapidamente todo peso perdido pode ser recuperado.

Num apanhado geral do que se sabe sobre a famosa dieta LOW CARB, há que se ressaltar:

* PONTOS POSITIVOS >>> Perda de peso acelerada ( sem esquecer que pode haver não só perda de gordura, mas também perda de massa muscular )

* PONTOS NEGATIVOS >>> falta de glicose, o que pode ocasionar alguns sintomas como : tonturas, desmaios e diminuição da concentração; bem como, aumento nos níveis de ácido úrico e a perda de potássio, desidratação, perda de massa muscular, fadiga excessiva e sobrecarga dos rins e do fígado.

Novas dietas aparecem todos os anos, eu resolvi falar sobre essa nova dieta, porque as pessoas precisam entender que, não se pode apenas iniciar uma dieta por conta própria, sem antes saber todos os pós e os contras, eu recomendo de preferência, que se busque a orientação de algum profissional no assunto. Seguir o modismo pode acarretar sérios danos a nossa saúde, por isso, busquem maiores informações antes de iniciar novos hábitos alimentares.

DISCIPLINA + MODERAÇÃO + ORIENTAÇÃO  
= CONTROLE DO PESO PERMANENTE

BOA DIETA ! ( DE FORMA SEGURA !! )

Sugestão de Guia Alimentar, clique no link abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário